Os funcionários da Justiça no Huambo foram desafiados, hoje, segunda-feira, a pautar a sua conduta e atitudes dentro dos marcos do código da ética e da deontologia profissional.
O repto veio do delegado da Justiça e dos Direitos Humanos no Huambo, Ernesto Estêvão Pedro, no acto de encerramento do I seminário sobre protocolo, cerimónia, relações públicas, ética e gestão de conflitos no local de trabalho.
Para o responsável, é imperioso que todos os funcionários do sector assumam este comprometimento, forjado no compromisso de bem servir, para melhor responder aos desafios actuais que a sociedade exige, para melhor dar vitalidade no atendimento aos utentes.
Afirmou ser necessário que todos tenham a noção de que as instituições em que estão vinculadas são um sistema, onde cada um é parte integrante e é chamado a desempenhar com suas habilidades e competências no sentido de garantir o seu bom funcionamento.
Ernesto Estêvão Pedro anunciou que acções formativas serão realizadas mais vezes, na província do Huambo, com objectivo de garantir que os profissionais do sector estejam munidos de conhecimentos essenciais que os habilite a elevar as suas responsabilidades laborais.
A formação, que durou cinco dias, enquadra-se no programa de reforma da justiça, em curso no país, com o fim de desburocratizar os serviços do sector para satisfazer os anseios dos utentes.
Os 102 formados, entre funcionários dos tribunais, notariados, conservatórias, serviços de identificação civil e criminal e dos balcões únicos dos empreendedores, aprenderam técnicas de relação entre protocolo das entidades protocolares e imprensa, símbolos nacionais, e etiquetas nas reuniões.