Oshana (Dos enviados especiais) - Os angolanos residentes nas cinco regiões a Norte da República da Namíbia terão, ainda este ano, direito a bilhete de identidade (BI), anunciou no sábado, na localidade namibiana de Oshakati, o governador da província do Cunene, Kundi Paihama.
O governador angolano garantiu num encontro com a comunidade angolana residente na Namíbia, tendo referido que o processo de atribuição do documento será feito por uma equipa do Serviço de Identificação, que vai se deslocar ao território namibiano.
Kundi Paihama fez saber que o Governo de Angola está atento as inúmeras preocupações dos angolanos residentes neste país.
Disse que o Consulado Geral de Angola em Oshakati vai facilitar na identificação real dos angolanos, para a obtenção do BI.
Actualmente, o cidadão angolano residente na Namíbia dispõe de cartão consular, que facilita a sua mobilidade no território namibiano, uma vez que o passaporte só pode ser tratado com o bilhete de identidade.
O Consulado Geral de Angola em Oshakati controla 28 mil angolanos residentes nas regiões de Omusati, Oshikoto, Oshana, Ohagwena e Cunene.